Sua empresa está preparada para Home Office?

PorTaurus Multicanal

Sua empresa está preparada para Home Office?

A contratação de funcionário para trabalhar em casa, no modelo conhecido como teletrabalho ou Home office, está devidamente regulamentado pela Reforma Trabalhista, proporcionando a tranquilidade necessária para que sua empresa possa adotar este modelo de trabalho, principalmente nestes tempos de Coronavírus.

O que precisa ser analisado?

Hoje colocar o funcionário trabalhando em casa não é uma questão de avanço nos processos da empresa e sim de continuar operando. Provavelmente o governo irá em breve solicitar essa ação ou mesmo obrigar às empresas a tomarem essa medida.

Como controlar a jornada

No teletrabalho o próprio funcionário é responsável pelo período em que realizará sua atividades, por isso não existe controle de jornada, bater ponto ou registrar intervalos.

Entretanto, estamos falando de uma situação emergencial, imposta pela autoridades sanitárias. Por isso, é preciso estabelecer sim horários fixos para a prestação do trabalho deste profissional. Caso contrário a empresa terá um problema de sincronismo em suas operações.

Como realizar reuniões

Atualmente fazer reuniões virtuais é bem fácil e provavelmente sua equipe já faça em algum momento de suas atividades. Caso sua empresa não tenha ainda conhecimento sobre tais recursos, recomendamos o uso do Hangouts do Google ou o Skype da Microsoft. São dois softwares que atendem a este tipo de demanda com grande facilidade. 

Como utilizar o backoffice

Já no caso do back office utilizado em sua empresa, tudo dependerá da arquitetura na qual ele foi projetado. Caso ele não preveja o acesso remoto, você precisará falar com seu time de TI para providenciar acessos através da sua rede interna. Caso ele já esteja baseado sobre tecnologia em nuvem, não haverá problema algum.

Como fornecer atendimento

Esta talvez seja a parte mais crítica, porém com a resolução mais fácil. Devido ao crescimento exponencial do atendimento por WhatsApp, este trabalho é facilitado. Entretanto, o grande problema é que sua empresa perde o controle do que está sendo dito e combinado pelos celulares de seus colaboradores.

Neste caso, a solução é uma aplicação que possa unificar todas às chamadas em um único lugar. Para a realização desta tarefa, recomendamos o Taurus Multicanal, que permite centralizar em um único número de telefone e registrar tudo o que foi falado. Clique aqui, e conheça as funcionalidades do Taurus Multicanal

Quais são as despesas

O trabalho remoto exige equipamentos (computadores, conexão internet, microfones, etc) e a contratação ou ampliação de recursos de serviços (água, luz, telefone, internet), entre outros gastos.

Responsabilidade pelo custo

Todos os custos relacionados acima devem ser suportados pela empresa, declarados de forma clara na hora do reembolso.

Não integração ao salário

Importante lembrar que nenhuma destas despesas, mesmo na contratação específica de um profissional para trabalhar remotamente, como neste caso de exceção, os valores pagos NÃO INTEGRAM o salário do colaborador, tampouco para os cálculos trabalhistas.

Em resumo

Apesar de todos os transtornos que esta epidemia vai trazer indubitavelmente para as empresa, você pode ver que não é uma tarefa impossível de ser realizada. Com um bom planejamento, apoio do pessoal de TI, contratação dos aplicativos necessários, esta tarefa será realizada de forma satisfatória.

Sobre o autor

Taurus Multicanal administrator

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